Bicarbonato de sódio e seus benefícios para a pele

Bicarbonato de sódio e seus benefícios para a pele

Bicarbonato de sódio e seus benefícios para a pele

 

O bicarbonato ocupa um lugar de destaque no guarda-roupa de todos aqueles que defendem o natural. Já conhecemos as proezas desse ingrediente na limpeza, bem como sua ação na saúde. Vamos dar uma olhada em todos os benefícios para a nossa pele e como usá-la.

Bicarbonato de sódio, um ingrediente essencial no banheiro

Usos conhecidos do bicarbonato de sódio …

Há muitos anos, graças ao desejo de mais naturalidade nos cosméticos, o bicarbonato está no pódio de produtos multiuso. Barato e fácil de usar, é usado regularmente para a higiene dental, como lavar os dentes – porém com moderação – ou em bochechos.

Seu poder alcalino diminui a acidez. É por esse motivo que pode ser usado para ajudar na digestão. Para a pele, possui as mesmas propriedades calmantes, embora sua aparência sugira o contrário.

… até seus usos na pele

No entanto, sua utilidade e eficácia não param por aí e, portanto, também afetam a pele. Do rosto aos pés, o bicarbonato de sódio é um verdadeiro aliado para sempre ter em seu banheiro.

Máscara de bicarbonato de sódio

Para clarear a pele e suavizar a pele, o bicarbonato é muito útil. Uma máscara, que deve ser deixada por apenas 5 minutos uma vez por semana, ajudará você a recuperar a pele saudável. Para fazer isso, misture:

  • 1 colher de chá cheia de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de mel

Depois de deixar a máscara com o bicarbonato de sódio, você pode usá-la como esfoliante. Faça movimentos circulares suaves e enxague com água morna.

Nos dois casos, limpe o rosto com toques, sem esfregar.

Cuide-se com bicarbonato de sódio

Trate suas espinhas com bicarbonato de sódio

Graças às suas propriedades de limpeza e secagem, o bicarbonato pode ajudar a aliviar a inflamação das bolhas de acne ou febre. Isso fará com que eles desapareçam mais rapidamente.

Para um botão, basta prosseguir: pegue um cotonete, passe sob a água e despeje um pouco de bicarbonato de sódio e um pouco de DermSoft. Aplique a solução assim obtida no botão tocando levemente e deixe por alguns momentos. Em seguida, pegue um segundo cotonete e remova delicadamente o bicarbonato de sódio. Faça isso duas vezes por dia, depois de limpar e cuidar do seu rosto.

Esse processo também pode ser usado no caso de uma perlèche, ou seja, uma lesão no canto dos lábios devido a um fungo. Isso não substituirá um tratamento real se esse problema for crônico, mas, ocasionalmente, o bicarbonato é uma boa solução.

Relaxe em um banho de bicarbonato de sódio

Obviamente, o bicarbonato não possui as propriedades olfativas dos sais de banho, nem suas cores, mas possui muitas outras qualidades para a pele.

Graças às suas propriedades alcalinizantes, o bicarbonato torna possível amolecer a água do seu banho, especialmente se for calcário. Despeje 150 g de bicarbonato de sódio e deixe derreter. Então você apenas tem que relaxar. Você pode adicionar aromas para um momento real de bem-estar, com, por exemplo, 3 gotas de óleo essencial de lavanda real, com poder relaxante.

Um banho de bicarbonato também é uma maneira muito boa de aliviar um ataque de eczema ou coceira e suavizar a pele em geral.

Cuide de seus pés com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é conhecido por ser um poderoso anti-odor. Para os pés, é claro que é útil nesse nível, mas também é eficaz para cuidar deles.

Faça um banho de pé de 1/4 de hora com meio copo de bicarbonato de sódio e água morna. Adicione um óleo essencial relaxante, lavanda ou tangerina, por exemplo, e relaxe.

O bicarbonato elimina a pele morta, refresca os pés por um longo tempo e também enfraquece as unhas.

O bicarbonato de sódio pode ser prejudicial à pele?

Todos os produtos naturais que estão na moda não são necessariamente seguros. Para o bicarbonato, e apesar de todas as suas propriedades benéficas, a cautela permanece devido ao seu lado abrasivo.

Portanto, é um produto a ser usado com moderação e de acordo com suas reais necessidades.

Leia também:  Como Tirar Cheiro De Suor E Cecê Das Roupas E Axilas